Dicas


ARROZ QUEIMADO

Se você queimou o arroz, coloque uma fatia de pão de forma em cima do arroz, ou enfie no meio dele. Espere alguns minutos. Retire o pão. E sirva o arroz. Ele vai continuar queimado embaixo, mas o gosto de queimado do resto do arroz, vai passar para o pão.

-------------------------------------


DICA PARA QUANDO ESQUECER DE COLOCAR O FEIJÃO DE MOLHO


Coloque em um pirex próprio para microondas, a quantidade de feijão que você costuma cozinhar. Eu costumo cozinhar a metade de um pacote. Depois de por o 1/2 quilo de feijão no pirex, preencha com água até cobrir por completo os feijões e com dois dedos de água a mais. Coloque no seu microondas entre 8 e 10 minutos, dependendo da potência. Tire do microondas e pegue um feijão. Tente dobrá-lo. Se ele se romper no meio, é pq já está mais molinho que o normal (óbvio). Coloque o feijão na panela de pressão, junto com a água, se for necessário coloque mais água e coloque no fogo médio. Quanto tempo você costuma gastar cozinhando o feijão na panela de pressão? 40 minutos? Com essa dica você economiza 20 minutos de gás. Isso mesmo! A metade do tempo. Depois da panela pegar pressão, cozinhe por 20 minutos.




-------------------------------------------



ESPESSANTE para MOLHOS

Essa é uma receitinha de espessante para molhos, sempre tive um receio de fazer molho branco, hehe, vergonha né, pq parece que ficava com grumos, bolinhas, aí descobri essa técnica do Roux.
Serve como base para molho com queijos, branco, bechamel... ADOREI, ficou muito cremoso!!!


São divididos em:

Roux Branco: cozinhar rapidamente, até que comece a borbulhar, por cerca de 2 minutos (para cozinhar o trigo). Muito utilizado nos molhos Bechamel e Branco.

Roux Amarelo: cozinhar até ficar com uma cor amarelada, de 2 - 3 minutos. É a base do molho Velouté, no qual adiciona-se um caldo fino de galinha, vitela ou peixe.

Roux Escuro: cozinhar até ficar com uma cor escura, por cerca de 5 minutos em fogo alto. Fica muito saboroso e é a base do molho Espagnole.

Quanto mais escuro for o roux, menor será seu poder espessante, e maior será sua coloração nos pratos, com sabor de assado. O roux deve ficar brilhante e úmido.

Use sempre a proporção 1 de amido para 1 de gordura (em peso).

Preparo:

1. Aqueça a gordura em uma panela/frigideira, em fogo baixo.

2. Adicione a farinha e mexa suavemente.

3. Cozinhe, mexendo sempre, até obter a cor desejada.
Para não empelotar usar o leite frio e roux quente ou vice versa. O líquido deve ser adicionado gradualmente, sem parar de mexer e durante uns 15 minutos.

O roux pode ser guardado em geladeira, bem fechado para uso posterior, com a mesma validade da manteiga.

Eu usei umas 3 colheres de trigo e 3 de manteiga, mas vi que quando adicionei o leite ficou mto durinho, aí tive q colocar muito leite p ficar no ponto, rendeu em tantão enorme, deveria ter colocado 1 colher de cada só.

Receita da Simone Albano

Nenhum comentário:

Postar um comentário